Boi

Boi gordo: preço da polpa cítrica sobe 11% em dezembro, diz Scot

Empresa afirma que produto foi valorizado pela alta do milho; expectativa é de valores mais altos em 2020

confinamento, boi, pecuária
Em relação a dezembro do ano passado, a polpa cítrica está custando 1,3% mais este ano. Foto: Semagro-MS

O preço da polpa cítrica subiu mais de 11% em dezembro, na comparação mensal, segundo a Scot Consultoria. A empresa afirma que a tonelada da polpa peletizada está sendo comercializada, em média, por R$ 535, sem o frete, em São Paulo. Em relação a dezembro do ano passado, o insumo está custando 1,3% mais este ano. 

Para a Scot, a alta foi puxada pelo incremento nos preços do milho, outro insumo usado na alimentação animal.

“Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 2,65 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de polpa”, diz a Scot.

Com os recentes recuos do boi gordo e o aumento no preço do alimento concentrado, o poder de compra do pecuarista em relação ao insumo piorou 9,1% em dezembro, em relação a novembro deste ano, mas ainda está 24,3% melhor na comparação a dezembro de 2018.

Para o início de 2020, a expectativa é de que os preços sigam ‘andando de lado’, podendo recuar ligeiramente. “Mas, de maneira geral, para este ano, esperam-se preços mais altos para a polpa cítrica frente a 2019, em função do milho em patamar mais elevado e também uma procura maior pelo insumo”, projeta.