Os principais índices do mercado de ações da Ásia fecharam a segunda-feira, 13, em alta. Os investidores estão otimistas com a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China, marcada para a quarta,15. A bolsa de Hong Kong, por exemplo, subiu 1,11%, a 28.954,94 pontos. Já a de Xangai teve alta de 0,75%, a 3.115,57 pontos e a de Seul, incremento de 1,04%, a 2.229,26 pontos.
“Embora muitas das notícias positivas já tenham sido precificadas, alguns detalhes ainda podem mudar os mercados. No entanto, o fator mais importante nesse acordo é que os Estados e a China estão caminhando para a diminuição das tensões comerciais e não o contrário”, disse o analista do FXTM, Husseim Sayed.
Além disso, os investidores agora voltarão a atenção para a temporada de balanços de empresas referentes ao quarto trimestre de 2019, que se inicia nesta semana, quando os bancos norte-americanos JPMorgan Chase, Wells Fargo e Citigroup divulgam seus resultados financeiros na terça-feira. Por fim, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, foi reeleita com ampla vantagem nas eleições do fim de semana, o que pode aumentar as tensões com a China. Pequim tem tentado fazer a ilha aceitar seu governo sob o modelo de ‘um país, dois sistemas’, por meio de ameaças militares e estímulos econômicos.
Por Agência Safras