Soja em Chicago apresenta reação após fechar com queda de 1,5%

Os contratos da soja em grão registram preços mais altos nas negociações da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) desta quarta-feira, 22. O mercado esboça uma recuperação frente às perdas significativas do dia anterior, quando o grão recuou cerca de 1,5%. Nesta quarta, os contratos com vencimento em março de 2020 operam cotados a US$ 9,25 por bushel, ganho de 0,57%.

O mercado repercute o alastramento de um novo vírus na China. Segundo a Comissão de Saúde do país, o coronavírus, como é chamado, já provocou nove mortes e 440 pessoas estão infectadas. Com a proximidade do feriado lunar no país, há um temor de alastramento da doença com as viagens programadas e seu impacto na economia mundial.

Na terça, 21, o mercado foi pressionado pelas incertezas sobre quando, ou se, a China vai aumentar substancialmente as compras de grãos dos Estados Unidos, após a assinatura da primeira fase do acordo entre os dois países. A previsão de safra cheia na América do Sul, com a entrada do produto brasileiro no mercado, também influencia negativamente no curto prazo. Além disso, os mercados em geral refletiram preocupações com o surto de um novo vírus na China.

Por Agência Safras