Os preços dos contratos futuros de petróleo operam em baixa de mais de 2% nesta segunda, 27, em meio aos receios dos investidores de que o surto de coronavírus afete o crescimento global, principalmente na China, epicentro da epidemia e maior comprador da commodity do mundo.
Por volta de 11h05 de Brasília, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex e com entrega em março caía 2,26%, cotado a US$ 52,97 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE com entrega para o mesmo mês recuava 2,40%, cotado a US$ 59,22 o barril.
Apesar da grande baixa nos preços, especialistas acreditam que a reação é excessiva. “A venda pode ter sido alimentada por especuladores agressivos. Segundo o ministro da Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman Al-Saud, os mercados estão sendo impulsionados principalmente por fatores psicológicos e expectativas extremamente negativas adotadas por alguns participantes do mercado, apesar do impacto muito limitado na demanda global de petróleo disse”, afirma o analista da FX Empire, James Hyerczyk.
Por Agência Safras