As cotações da carne suína estão em queda em janeiro, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), movimento que também foi verificado para as concorrentes bovina e de frango. Com as baixas, o preço da carcaça suína se aproximou do valor do frango inteiro, recuperando parte da competitividade perdida no mês anterior, mas se desvalorizou menos que a carcaça casada bovina, diminuindo a diferença entre as duas carnes.
Pesquisas apontam ainda que as baixas nos preços da carne suína estão atreladas à demanda interna enfraquecida e ao menor ritmo de exportações. Quanto à carne de frango, também na Grande São Paulo, segundo colaboradores do Cepea, o enfraquecimento na demanda elevou os estoques, o que pressionou ainda mais os valores.
Em relação às exportações, os embarques de carne suína in natura estão em ritmo lento, segundo dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Considerando-se 17 dias úteis deste mês, o Brasil exportou 2,7 mil toneladas por dia, média 13,9% menor do que em dezembro, quando os embarques atingiram recorde.