Quem visitou o 6º CropShow, em Santa Bárbara do Sul (RS), pôde conhecer de perto o trabalho da 3Tentos Agroindustrial. Todas as cultivares oferecidas passam por experimentos em áreas de produtores parceiros, para que o manejo da semeadura à colheita obtenha o melhor da planta.
“Definimos manejos buscando rentabilidade para o nosso produtor e também o controle das principais doenças e pragas”, afirma a assistente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Gabriele Casarott.
O uso de tecnologia com câmeras multiespectrais também ajuda a antecipar informações e melhorar ainda mais o manejo. “Elas são utilizadas para gerar índices de vegetação que, em testes prévios, conseguimos até 98% de correlação com produtividade. Assim, conseguimos antecipar informações e talvez alterar o manejo durante a própria safra”, diz.
Discussões importantes
Crédito e comercialização foram os temas de debate no último dia da sexta edição do CropShow. “Às vezes, o produtor fica muito preocupado em ter a melhor colheita e não dedica a devida atenção e tempo à comercialização, que é muitas vezes fundamental para ter um resultado positivo no empreendimento”, comenta o diretor comercial da 3Tentos, João Marcelo Dumoncel.
De acordo com a mestre em economia Silvia Bampi, o cenário atual é de oportunidades, especialmente se o produtor utilizar ferramentas como barter — pagamento de insumos com a entrega de grãos após a colheita.