O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira, 14, da inauguração dos últimos 51 quilômetros da BR-163. O trecho liga Mato Grosso ao porto de Miritituba, no Pará. A pavimentação era aguardada por produtores, transportadores e moradores da região há mais de 40 anos.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), após a pavimentação, o preço do frete para transporte de grãos caiu 10%. A Aprosoja-MT prevê que 13 milhões de toneladas passem pela rodovia e a economia pode chegar a R$ 780 milhões.
Inauguração
A cerimônia aconteceu no quilômetro 102, chamado de “Marco Zero” da rodovia. Além do asfaltamento, também foi realizada a manutenção em 1.300 quilômetros entre os dois estados.
“Para a conclusão do trecho da BR-163/PA, aguardada há 40 anos, foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização do segmento, além de trabalhos de monitoramento, sempre respeitando as questões ambientais”, contou o presidente da República, no Twitter.
Para a conclusão do trecho da BR-163/PA, aguardada há 40 anos, foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização do segmento, além de trabalhos de monitoramento, sempre respeitando as questões ambientais. pic.twitter.com/K52IA7UlWI
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 14, 2020
Durante discurso, Bolsonaro ressaltou a importância de trabalhar em obras já iniciadas em outros governos e disse que tem trabalhado junto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para ampliar o relacionamento da agropecuária brasileira com o mundo.
O presidente parabenizou o Exército pelo empenho junto aos órgãos do Ministério da Infraestrutura. “A obra já transformou a vida dos milhares de caminhoneiros que circulam pela BR. É só o início de um ciclo que gerará mais benefícios ao país”, disse.
Parabenizo o @exercitooficial pelo empenho junto aos órgãos do @MInfraestrutura para o andamento desta e de tantas outras ações. A obra já transformou a vida dos milhares de caminhoneiros que circulam pela BR. É só o início de um ciclo que gerará mais beneficios ao país.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 14, 2020