Peste suína: OIE notifica 411 novos casos da doença em apenas 14 dias

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 411 novos surtos da peste suína africana (ASF) foram notificados no mundo entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro. Com isso, o número total de surtos em andamento subiu para 9.449, sendo 4.861 somente no Vietnã e 3.225 na Romênia. Dos novos surtos, 239 foram notificados pela Europa. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal.

De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 23 países. Na Europa, Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia informaram sobre a incidência da doença.

Na Ásia, China, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã. A Rússia é citada na Ásia e/ou na Europa, dependendo do local do foco. Já na África, casos foram detectados na Costa do Marfim, Serra Leoa, África do Sul e Zimbábue.

No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 19.207 animais. A maior parte desse número foi observada na Ásia, com 18.388 animais. Na Europa, foram registradas 212 perdas, enquanto na África, 607 animais foram eliminados.

Por Estadão Conteúdo