Mercado e Cia

Café: 60% dos produtores não fazem venda antecipada, diz CNA

Segundo pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em 2019 a qualidade do café foi inferior ao ano anterior por conta, principalmente, das intempéries climáticas

Segundo a Pesquisa Safra Cafeeira, realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Café Point, 60% dos produtores de café do país não fazem venda antecipada da produção. Apesar de ainda serem minoria, o número de produtores que optaram pela venda futura subiu 4% nesta safra, alcançando 40% do total.

A pesquisa ainda apontou que 24% dos cafeicultores negociam com as cooperativas e 9% de outras formas, como corretoras, por exemplo.  A CNA informou ainda que apenas 7% fazem negócio de maneira independente no mercado de valores. 

A CNA afirma que em 2019 a qualidade do café foi inferior a 2018, isso se deve principalmente às intempéries climáticas. “Em 2019, sofremos com o estresse de temperatura e hídrico nas regiões produtoras. Isso promoveu diferentes floradas e diferentes frutos do café em diferentes estágios de maturação, resultando numa qualidade inferior”, disse a assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Vilela Miranda.

Pesquisa

A assessora comenta ainda que neste ano, a pesquisa foi aplicada por meio de questionário presencial. Segundo ela, a novidade traz maior confiabilidade aos resultados.