Milho: plantio da safrinha segue lento no PR e chega a 32% da área

No segundo maior produtor de milho na safrinha, o Paraná, a semeadura do cereal permanece atrasado e chegou a 32% da área estimada para essa temporada, de 2,16 milhões de hectares, até o último dia 17 de fevereiro. As informações foram atualizadas pelo Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). 
Apesar do avanço nos trabalhos nos campos, o percentual segue abaixo do registrado em igual período do ano anterior, de 60%. Do total plantado até o momento, 99% das áreas estão em boas condições e 1% apresentam condições medianas. Em relação ao desenvolvimento da cultura, o Deral destacou que 53% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo e 47% em germinação.
A safra foi estimada em 12,4 milhões de toneladas, aumento em relação ao indicado em janeiro, de 12,3 milhões de toneladas. Ainda assim, a nova estimativa representa um recuo de 7% em comparação com o volume colhido no ciclo passado, de 13,3 milhões de toneladas do cereal. Até o momento, cerca de 11% da produção projetada para essa temporada já foi comercializada, ainda de acordo com informações do Deral.