A moeda norte-americana tem se valorizado nas últimas semanas e isso apresenta uma tendência baixista no preço do café em Nova Iorque, mas essa baixa não necessariamente irá prejudicar o mercado interno brasileiro, de acordo com o analista de mercado, Fernando Maximiliano.
Ele diz que há dois fatores principais que afetam o ambiente macroeconômico. O primeiro é o coronavírus, que traz um ambiente de preocupação e aversão ao risco. “É uma situação complexa, todos os dias vemos um número maior de casos, inclusive fora da China”, comenta Maximiliano. O outro fator é valorização do dólar, que indica um crescimento além do esperado na economia norte-americana.
Fernando também alerta para a produção da safra 2020/21. “O mercado está atento para novos indicadores, mas o que vai direcionar o mercado a partir de agora são as estimativas de safra quando começarmos a ter as primeiras colheitas, se tivermos uma colheita muito grande, isso pode ser baixista para o mercado e caso a gente veja um problema na colheita, pode resultar em alta”.