Notícias - Soja Brasil

Soja: terça-feira terá tempo seco em parte de MT e chuvas na Bahia

No Rio Grande do Sul, por sua vez, a tendência é ter mais um dia seco, contribuindo ainda mais para o aumento das perdas na soja

Finalmente as chuvas darão uma trégua para as área de soja de parte de Mato Grosso. Segundo a meteorologia a tendência é que o tempo firme aconteça desde a parte central do estado até o sul. Mato Grosso do Sul também terá dia seco. Isso deve favorecer o avanço rápido da colheita nos estados. Na Bahia a boa notícia é justamente a volta das instabilidades. Já para o Rio Grande do Sul a falta de chuvas ainda é uma realidade.

SUL

O tempo seco persiste em boa parte do Sul do país nesta terça-feira, 3. Algumas instabilidades estão previstas para a parte central de Santa Catarina e leste do Paraná, mas com baixos acumulados. No Rio Grande do Sul, nada de chuvas.

SUDESTE

O dia dia ainda promete chuvas para as lavouras de soja do sul de São Paulo. Em MInas Gerais as chuvas seguem espalhadas por todo o estado, mas de maneira manchada e com baixos acumulados. Em Uberaba os volumes não passam dos 5 mm.

CENTRO-OESTE

Chuva em boa parte do Centro-Oeste devido a combinação entre calor e umidade, além de instabilidades como uma área de baixa pressão atmosférica. Acumulados expressivos podem ser registrados no norte de Goiás e no Distrito Federal, mas em contrapartida, o tempo firme deve ser destaque entre áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

NORDESTE

As chuvas retornaram para o oeste da Bahia, onde estão as maiores lavouras de soja do estado. A tendência, aliás, é de grande acumulados, acima dos 15 mm nas principais cidades produtoras, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

No Piauí as instabilidades seguem espalhadas por todo o estado, mas sem grandes acumulados, tanto que em Uruçuí, os volumes não passam dos 5 mm.

No Maranhão as chuvas seguem com bons volumes. Em Balsas são esperados mais de 12 mm acumulados, em Imperatriz os acumulados passam dos 30 mm.

NORTE

Tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Norte do Brasil devido a atuação de instabilidades tropicais. Pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Atenção redobrada aos altos volumes no Tocantins e até mesmo na faixa leste do Pará. Enquanto isso, o tempo firme predomina no extremo norte de Roraima devido a massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Veja mais notícias sobre soja