Os preços da indústria variaram 0,32% em janeiro, número inferior ao observado na comparação entre dezembro e novembro (0,65%). Na mesma comparação, 18 das 24 atividades apresentaram
variações positivas de preços, contra dez do mês anterior. O acumulado em 12 meses foi de 6,33%, contra 5,19% em dezembro de 2019.
De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro, os preços do setor de alimentos variaram -2,01% em relação a dezembro. Já em relação a janeiro de 2019, a variação foi de 9,01%.
As carnes como bovinas, suínas e de aves, que haviam pressionado o índice positivamente, tiveram efeito contrário nesse mês. Entre os cinco produtos destacados, quatro são do grupo “abate e fabricação de produtos de carne” e um “açúcar cristal”, do grupo “fabricação e refino de açúcar”.
Os destaques, por influência, foram carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, açúcar cristal, carnes e miudezas de aves congeladas e carnes de suínos congeladas, que respondem por -2,15 p.p.da variação 02 de -2,01%.
Por Agência Safras