Alta de alimentos ameaça vendas em 2011

Inflação afeta classes que mais ampliaram o consumo no último anoO crescimento da renda, que garantiu recordes de venda ao setor supermercadista em 2010, deve manter o consumo aquecido em 2011, mas o possível aumento dos preços dos alimentos, puxado pela alta das commodities e pela demanda aquecida, poderá desacelerar o volume das vendas de alimentos nos supermercados. Isso porque a inflação afeta, sobretudo, o poder de consumo das classes C e D, faixas da população que mais ampliaram o consumo.

? O desafio será manter o mesmo patamar de crescimento em 2011. A tendência é de que a alta de preços afete o volume (de vendas) ? diz o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.

Segundo Honda, a quantidade de produtos vendidos cresceu na faixa dos 7% no ano passado na comparação com 2009, com base em levantamento da consultoria Nielsen. Esse patamar de crescimento será o maior ao menos desde 2005, quando a pesquisa passou a ser realizada.