O Porto de Timbues, na cidade de Rosario, principal centro de exportação da Argentina, no norte do país, reabriu seus terminais para fretes, transporte de cargas, depois de fechá-los para ajudar a impedir a propagação do coronavírus, informaram processadores de grãos nesta segunda-feira.
Segundo o presidente da câmara de processadores de grãos CIARA-CEC, Gustavo Idígoras, o governo emitiu um decreto que esclarece os regulamentos de transporte sob quarentena em todo o país.
A Argentina, com poucas exceções, está paralisada para conter a disseminação do coronavírus. O decreto, emitido pelo Ministério dos Transportes, isenta o trânsito de cargas no mercado interno e internacional.
O governo local de Timbues anunciou na semana passada que “todas as atividades comerciais, industriais e portuárias” seriam suspensas para combater a epidemia. As exportações, no entanto, não foram afetadas, pois muitas empresas mantêm reservas nos principais terminais e podem continuar os embarques mesmo se o acesso ao porto por caminhões de carga estiver bloqueado.
Timbues é uma das três principais cidades portuárias da região de Rosario, juntamente com Puerto General San Martin e San Lorenzo. Juntos, eles lidam com quase 80% das exportações primárias e agrícolas da Argentina, incluindo soja, óleo e farelo.