Relatório de exportação semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta quinta-feira, 2, mostrou que a China comprou 18,938 mil toneladas de carne suína norte-americana na semana encerrada no dia 26 de março, sendo a maior compra semanal do ano. Os embarques efetivos da China da semana ficaram em 16,24 mil toneladas.
O volume que os norte-americanos enviaram para a China em março é recorde histórico, chegando a 70,94 mil toneladas. As vendas pendentes dos EUA (a serem embarcadas) para a China somam agora 123,840 mil toneladas em 2020.
A China começa a derrubar as medidas restritivas de mobilidade. À medida que sua logística entrar nos eixos, o país deve voltar atuar com intensidade nas importações, o que deve beneficiar além dos EUA, os embarques do Brasil.
A consultoria Safras & Mercado destaca ainda que os EUA contam com um rebanho perto do topo histórico, com produtores visando a atender a grande lacuna de oferta chinesa, ocasionada pela peste suína africana.
Por Agência Safras