O fim de semana traz mudanças em relação aos últimos dias. No Sul, as chuvas não devem durar muito e depois desta sexta-feira, o tempo seco volta a dar o tom. No Nordeste, a Bahia segue com tempo seco nos três dias, com uma pequena chance de garoas no domingo. Confira a previsão para todos os estados!
SUL
As instabilidades praticamente se afastaram do Sul do país nesta sexta-feira. Algumas garoas atingiram o sul do Paraná, ali próximo a Guarapuava, na madrugada, mas já passaram. As temperaturas caem bastante, principalmente no Rio Grande do Sul.
No sábado a tendência é de tempo seco para os três estados. E as temperaturas durante as manhãs seguirão baixas, mais do que o dia anterior.
E domingo também será seco. As temperaturas apesar de baixas, não serão como o sábado.
SUDESTE
O dia começa com alguns instabilidades desde o leste e norte de São Paulo, até o sul de Minas Gerais, os acumulados não serão grandes.
No sábado as chuvas se afastam completamente de São Paulo, mas se espalham por quase toda Minas Gerais, mas de maneira manchada e sem grandes acumulados. Somente o norte mineiro terá tempo seco.
No domingo as instabilidades seguem afetando somente o estado de Minas Gerais, vindo desde de noroeste até o centro do estado. No triângulo mineiro a tendência é tempo seco, assim como São Paulo.
CENTRO-OESTE
Sexta-feira com destaque para queda nas temperaturas sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, pois na retaguarda da frente fria uma massa de ar mais frio avança sobre o centro-sul do Brasil, diminuindo as temperaturas em relação aos últimos dias. O dia portanto será com bastante variação de nebulosidade e pancadas de chuva mais concentradas no norte do estado. Chuva isolada também é esperada para Mato Grosso e Goiás, mas ainda de maneira pouco volumosa e passageira. É baixo o potencial para a ocorrência de temporais na região.
Depois de uma semana bastante quente, as temperaturas não sobem muito sobre Mato Grosso do Sul neste sábado, especialmente no período da manhã. Pancadas de chuva mais moderadas são esperadas entre o norte de Mato Grosso e Goiás, mas ainda sem expectativa para grandes acumulados. Nas demais áreas, chuva fraca e passageira. Exceto no centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde o tempo rme volta a predominar, com sol e nebulosidade variável.
Neste domingo a chuva volta a ocorrer mais no interior do estado de Mato Grosso do Sul, mas ainda na forma de pancadas rápidas e com baixos acumulados. Já no sudeste do estado o tempo continua com sol predominando. Nas demais áreas da região Centro-Oeste a chuva persiste na forma de pancadas isoladas. No sul do estado de Goiás a chuva ocorre de forma mais intensa, acompanhada de trovoadas. As temperaturas continuam mais amenas em Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
Em cada um dos três principais estados para a soja no Nordeste tem uma previsão completamente diferente. Enquanto na Bahia o tempo será seco, nas áreas de soja, no Piauí a instabilidades se concentram na parte norte do estado. Somente no Maranhão é que as chuvas devem atingir algumas áreas de soja desde o norte até o centro do estado, mas com volumes baixos de no máximo 5 mm.
No sábado o tempo ficará firme no Maranhão, mas se espalhara por quase todo o Piauí. Os maiores acumulados acontecem ali próximo a Luzilândia, com 25 mm. Na Bahia o tempo continua seco.
No domingo as instabilidades retornam para o Maranhão, atingindo principalmente a parte norte e central do estado, mas com acumulados baixos. No Piauí as instabilidades se espalham por todo o estado, mas na maioria das cidades serão apenas garoas. Há chance de uma garoa bem leve chegar na parte oeste da Bahia, onde estão as maiores áreas de soja, mas isso pode não acontecer.
NORTE
Nesta sexta-feira a chuva ainda ocorre na forma de pancadas pontuais entre o Amazonas, Pará e Amapá, com acumulados que chegam aos 40 mm de chuva em algumas localidades. Nas demais regiões, chuva isolada, passageira e concentrada especialmente no período da tarde, exceto no sudeste do Tocantins, onde o tempo predomina, com sol e pouca nebulosidade.
No sábado chuva volumosa segue ocorrendo em praticamente todas as áreas, ainda por conta da combinação de calor e umidade. A chuva agora cai mais concentrada no leste do estado do Pará, mas novamente os acumulados podem chegar aos 40 mm. Temporais também são esperados sobre sul do Pará e no Amapá. Por outro lado, pancadas isoladas, com acumulados pouco signicativos são esperados para as demais áreas.
No domingo, ainda por conta da combinação de calor e umidade, chove em todas as áreas do Norte do país, mas na forma de pancadas isoladas. Os maiores acumulados seguem sendo registrados no estado do Pará. Chuva acompanhada de trovoadas ocorre no leste do Pará, norte do Tocantins e também no sul do Amazonas. Os próximos dias não serão muito diferentes.