‘Para cada dólar exportado para os EUA, Brasil exporta 3 para a China’, diz ministra

Questionada sobre o resultado das exportações brasileiras durante o período de pandemia, em entrevista realizada pela internet pela plataforma AgroSaber, a ministra Tereza Cristina fex uma comparação entre os embarques gerais no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

“Para a América do Norte, as exportações gerais caíram 15,5; para a América do Sul, queda de 13,5%; para a América Central e Caribe, para onde não são grandes os volumes, caiu também; 6,2%. Para o Oriente Médio, caíram 27,8%. Na África, subiu 1%; na Europa, subiram 1,6%; na Ásia subiram 10,7%, e para a China cresceram 4,7%. Para cada dólar exportado para os Estados Unidos, o Brasil exporta US$ 3 para a China”, disse a ministra da Agricultura.

Segundo Tereza Cristina, o Brasil tem conversado com todos os mercados internacionais. “Pelo gigantismo do agro brasileiro, não podemos deixar ninguém de forma, temos que tratar todos bem”.

Ela também afirmou que o país tem recebido muitos pedidos para informações de aberturas de novos certificados de exportação. “O mundo vê o Brasil como esse motor do agronegócio e das exportações, uma janela que pode se abrir ainda mais”.