As imagens de satélite deste início de sexta-feira, 10, mostram o Brasil dividido. No Centro-Norte do país, muitas áreas de instabilidades, associadas a Zona de Convergência Intertropical, ainda atuam na região Norte em partes do litoral norte da região Nordeste, principalmente entre o litoral do Ceará até a região de Belém (PA).
A Somar Meteorologia indica que no norte de Mato Grosso e Tocantins, as instabilidade são observadas devido a combinação de calor e a alta umidade do ar. No Espírito Santo, sul da Bahia e norte de Minas Gerais, uma frente fria atua provocando chuva forte com muitos raios na região ainda nesse início de sexta-feira.
No restante do Nordeste, o tempo seco prevalece, principalmente em áreas que englobam o nordeste da Bahia, passando por Sergipe e Alagoas e chegando até Pernambuco.
Já no Centro-Sul do Brasil a situação é diferente. O dia é marcado por pouca ou nenhuma nebulosidade numa extensa área que pega o Sul do Brasil (com exceção da faixa leste da região onde ventos úmidos ainda provocam
pancadas de chuva), passando por São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, grande parte do Mato Grosso e Goiás, incluindo o Distrito Federal.
A falta de nebulosidade é provocada devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.