A terça-feira promete ser chuvosa para praticamente todas as áreas de soja do país. No Sul, os maiores acumulados tendem a acontecer no Paraná e Santa Catarina. Em São Paulo e sul de Minas Gerais também chove bastante, assim como em todo o Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira tudo muda e o tempo seco já afeta todo o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste. As previsões são baseadas em dados e mapas do Inmet e da Somar Meteorologia!
A partir de agora deixaremos um espaço para que os leitores peçam a previsão de 15 dias para sua região. Elas serão divulgadas na previsão do tempo do dia seguinte (publicada pela manhã na página do Projeto Soja Brasil). Para isso, ao final da página, no campo “Deixe um comentário”, basta colocar o nome completo e a cidade para a previsão do tempo e conferir no dia seguinte, no final do texto!
No fim do texto, daremos a previsão de chuvas e temperaturas para o leitor Diego Mioranza, de Aral Moreira, Mato Grosso do Sul.
SUL
O dia começa com muitas chuvas para toda a região Sul. A exceção é o centro e o sudoeste do Rio Grande do Sul. No Paraná os maiores acumulados acontecem ali próximo a Cafelândia, com até 40 mm. Em Santa Catarina os volumes também chegam aos 40 mm em Chapecó. Para os gaúchos os maiores acumulados acontecem no norte do estado, com no máximo 15 mm, ali próximo a Erechim.
As chuvas não devem durar muito e na quarta-feira o tempo volta a ficar firme em todas as áreas de soja da região Sul.
SUDESTE
A terça-feira promete ser chuvosa para as áreas de soja São Paulo, sul de Minas Gerais e triângulo mineiro. Nas áreas paulistas, os maiores acumulados ocorrem ali próximo a Rancharia com 30 mm. as áreas volumes serão bem inferiores, com no máximo 10 mm em Uberlândia.
Na quarta-feira o tempo volta a ficar firme em todas as áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e triângulo mineiro, mas chove com pouco intensidade na parte central e norte de Minas. Em Unaí os acumulados serão de até 15 mm.
CENTRO-OESTE
Em Mato Grosso a tendência é de mais um dia com chuvas espalhadas pelo estado. Os maiores acumulados podem ocorrer ali próximo a Primavera do Leste, com 30 mm. Em Goiás a previsão é a mesma, mas com acumulados menores de no máximo 5 mm em Mineiros. O dia promete muitas chuvas para Mato Grosso do Sul. Por lá as chuvas serão volumosas em quase todas as áreas de soja, sendo que os maiores acumulados acontecem em Campo Grande, com 40 mm.
Na quarta-feira pouca coisa muda para a região central do país. Em Goiás as garoas seguem espalhadas pelo estado, com boa chance do tempo seco atuar na maioria do dia. Os maiores acumulados acontecem em Itumbiara, com 3 mm. Em Mato Grosso do Sul as chuvas se afastam e apenas uma região ou outra terá leves garoas, como é o caso de Cassilândia. Em Mato Grosso a previsão acompanha os demais estados, as chuvas perdem muita intensidade e no máximo deve garoar em parte do dia. Os maiores volumes devem acontecer em Rondonópolis, com 7 mm.
NORDESTE
A terça-feira terá muitas instabilidades na região oeste da Bahia, onde mais se produz soja. Aliás, as chuvas atingem todo o estado. Em Luís Eduardo Magalhães são esperados pelo menos 10 mm. As precipitações também seguem espalhadas por todo o Piauí, os maiores acumulados acontecem ali próximo a Paulistana, com até 40 mm. Já o Maranhão deve receber verdadeiros temporais, que se espalham por todo o estado. Em Carolina são esperados mais de 50 mm.
Na quarta-feira as chuvas persistem no Piauí e as áreas próximas a Teresina podem receber até 50 mm acumulados. No Maranhão as chuvas perdem intensidade e já não afetam todo o estado, seguem manchadas. Em Balsas (MA), os acumulados chegam a 15 mm. Na Bahia, a região oeste segue sendo regada pela chuvas, tanto que em Correntina são esperados mais de 20 mm.
NORTE
Na terça-feira, chuva em todo o Norte do Brasil. O volume de chuva pode ser significativo na região de Porto Velho, sudeste do Amazonas, metade sul do Pará e metade norte do Tocantins. Nas demais áreas, a chuva é mais curta e menos volumosa, no fim da tarde. Ainda faz calor.
Na quarta-feira as pancadas de chuva seguem bem distribuídas por todos os estados do Norte. Os maiores acumulados ainda ocorrem em áreas do norte tocantinense, e no interior do Pará. Os outros estados têm chuva mais isolada e com sensação de tempo abafado. A tendência é de persistência da chuva no Norte do Brasil nos próximos dias, com acumulados significativos entre Pará e Tocantins.
PREVISÃO DOS LEITORES
Diego Mioranza, de Aral Moreira, Mato Grosso do Sul.