Sábado, 18
Sul
O tempo continua firme em grande parte da região, com condição e sol e poucas nuvens. Pela manhã ainda faz frio, mas o potencial de geadas diminui.
De manhã há possibilidade para formação de névoa úmida no leste gaúcho, no leste catarinense e também de Curitiba (PR) ao litoral paranaense, mas o fenômeno não deve ser duradouro e logo dá lugar ao sol.
Previsão de chuva bem isolada do litoral norte gaúcho ao litoral paranaense.
Sudeste
Chove no litoral paulista de forma fraca e isolada, intercalada com períodos de melhoria. A precipitação atinge também pontos desde a costa verde até a região dos Lagos no Rio de Janeiro, por conta da umidade que vem do oceano. Uma chuva que pode acontecer na madrugada e de novo à noite, mas em forma de garoa.
Pancadas isoladas também devem ser registradas no norte paulista, norte do Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais.
Enquanto isso, o tempo firme volta a predominar no sul mineiro, Zona da Mata mineira, maior parte do Rio de Janeiro, sul capixaba e São Paulo, devido ao avanço da massa de ar seco.
- Geadas devem voltar a atingir regiões produtoras? Pryscilla Paiva responde
- Previsão do tempo indica cenário favorável à colheita do café
Centro-Oeste
Acumulados significativos são esperados no norte de Mato Grosso. Serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria.
Trovoadas também podem ser registradas do centro-sul de Mato Grosso a Goiás, além de no Distrito Federal, mas por enquanto nenhuma grande preocupação.
Já em boa parte de Mato Grosso do Sul, o que chama a atenção é o tempo seco.
Nordeste
A chuva se espalha por toda a região. Volumes significativos podem ser registrados no Maranhão, Piauí, Ceará e interior de Pernambuco, porém, atenção redobrada mesmo ao litoral desde Maceió (AL) até Natal (RN), devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica.
Norte
A expectativa é de chuva sobre toda a região devido à atuação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. De modo geral, volumes expressivos podem ser registrados na maior parte do Amazonas, em todo o Pará, Amapá e Tocantins.
O tempo firme ainda predomina no Acre e no sudoeste do Amazonas.
Domingo, 19
Sul
O tempo firme predomina em praticamente toda a região. Desta vez, condição de pancadas isoladas apenas nos litorais de Santa Catarina e do Paraná, devido à influência de ventos úmidos que sopram do mar contra à costa associados a um vórtice ciclônico em alto mar.
De manhã condição para névoa úmida desde a região metropolitana de Porto Alegre até o leste do Paraná.
Sudeste
O dia começa com névoa úmida em áreas costeiras de São Paulo, mas o fenômeno logo dá lugar ao sol. A chuva se espalha pela maior parte da região, em especial Minas Gerais e Espírito Santo.
Enquanto isso, o tempo firme segue predominando na maior parte de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro, no sul e na Zona da Mata mineira.
Centro-Oeste
O tempo firme predomina na maior parte de Mato Grosso do Sul, devido à atuação da massa de ar seco.
Nas demais áreas, tem condição de chuva, aliás, com volumes elevados na metade leste de Mato Grosso e no sudoeste de Goiás.
Nordeste
Altos volumes ainda podem ser registrados desde o Maranhão até o interior da Paraíba, mesmo que a chuva ocorra em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. No litoral de Alagoas à Paraíba, a previsão é de acumulados significativos. Uma chuva rápida, isolada e sem grande intensidade pode acontecer na Bahia.
Norte
Chove em quase toda a região, com acumulados expressivos em grande parte dela. Aliás, neste domingo, a chuva promete ganhar força inclusive sobre Roraima.
Enquanto isso, o tempo firme ainda predomina do Acre ao sudoeste do Amazonas.