Tempo

Massa de ar seco continua bloqueando formação de chuvas no Centro-Sul

Já no Centro-Oeste, pancadas de chuva isoladas ocorrem na metade leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que influencia a formação de nuvens bastante carregadas

soja sol seco plantação, lavoura
Foto: Daniel Popov

Uma massa de ar seco atua sobre o Centro-Sul do Brasil neste início de quarta-feira, 22, mantendo o  tempo firme e inibindo a formação de nuvens de chuva no Sul e praticamente todo o Sudeste do país. A única exceção é o oeste de Minas Gerais, onde há registro de chuva fraca. 

No Centro-Oeste, pancadas de chuva isoladas ocorrem na metade leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que influencia a formação de nuvens bastante carregadas. Em Mato Grosso Sul, o tempo firme predomina e temperaturas ficam amenas. 

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo fica firme também em Sergipe e em parte da Bahia, com exceção do litoral e sudoeste baiano, onde chove de forma isolada. Já na faixa que se estende desde o litoral de Alagoas, interior e litoral de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí e metade norte do Maranhão, há registro de muitas nuvens e chuva forte, devido à Zona de Convergência Intertropical e à atuação das ondas de leste.

No Norte do país, na faixa que se estende desde o norte do Tocantins, Pará, Amapá, grande parte do Amazonas e Rondônia, o calor e umidade espalham pancadas de chuva de intensidade moderada a forte acompanhadas de trovoadas.