Tempo

Previsão do tempo alerta para chuva forte e raios nesta quarta; veja onde

Segundo a meteorologia, as precipitações seguem concentradas no Norte e Nordeste do país. No Sul, elas perdem força após frente fria ir para o oceano

chuva clima, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo completa para esta quarta-feira, 29. Foto: Pixabay

Sul

A frente fria continua avançando, porém, já de forma mais costeira. No entanto, com a formação de instabilidades em altos níveis, nuvens carregadas podem se formar ao longo do dia.

Pela manhã ainda pode ter névoa úmida e/ou nevoeiro entre o leste catarinense e o leste paranaense, mas o maior destaque é a possibilidade de chuva em todo o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Aliás, na fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai, já pode chover logo pela manhã, mas a chuva não será duradoura. De modo geral, entre os dois estados, ao que tudo indica, serão apenas pancadas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados.

Nas demais áreas da região, nada de chuva por enquanto. Ventos de 60km/h podem ser registrados em áreas mais costeiras, porém, rajadas em torno de 50km/h podem ser registradas também no interior do Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina.

Sudeste

A previsão do tempo indica possível formação de névoa úmida e/ou nevoeiro ao amanhecer, no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e em áreas mais ao sul de Minas Gerais. Por outro lado, áreas do centro e oeste paulista, a maior parte de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo já começam o dia sem muita presença de nebulosidade.

Não há condição de chuva de novo na maior parte da região. A atenção com relação à umidade relativa do ar deve ser mantida especialmente no interior de São Paulo, principalmente porque durante esta época do ano, o número de casos de doenças respiratórias aumenta.

Tem previsão de chuva apenas no norte capixaba por conta de instabilidades em níveis altos da atmosfera, mas será uma precipitação rápida, pontual e sem grandes acumulados.

Com a formação de uma área de alta pressão atmosférica na costa do Sudeste, um destaque desta quarta-feira são as rajadas de vento em torno de 60 km/h no Rio de Janeiro, desde a costa verde até a região dos Lagos.

Centro-Oeste

Pouca coisa muda e o tempo firme ainda predomina na maior parte da região, condição de sol entre poucas nuvens.

Pancadas de chuva ainda podem ser registradas no noroeste de Mato Grosso por conta do vórtice ciclônico. Será uma precipitação intercalada com períodos de melhoria.

Nordeste

O tempo firme ainda deve predominar em boa parte do sertão e agreste. A chuva persiste em áreas mais próximas ao litoral.

Ainda pode chover com altos volumes no norte do Maranhão, não se descartando o risco de raios inclusive em São Luís, e tem chuva volumosa também no litoral da Bahia.

Norte

O tempo firme continua se espalhando, não há condição de chuva em todo o estado do Tocantins.

Nos demais estados, ainda chove. Aliás, volumes expressivos podem ser registrados desde o Acre até o Amapá.