Alemanha fecha mil fazendas por suspeita de contaminação com dioxina

Propriedades interditadas teriam comprado ração com o produto tóxicoMais de mil fazendas foram temporariamente proibidas de continuar produzindo na Alemanha, em uma medida preventiva das autoridades diante de sinais de contaminação por dioxina na ração animal. As propriedades estão no Estado da Baixa Saxônia, Noroeste do país, segundo afirmou o porta-voz do Ministério da Agricultura, Gert Hahne, à agência de notícias AFP.

? A proteção do consumidor é nossa prioridade ? declarou Hahne.

Acredita-se que as fazendas afetadas tenham comprado ração contaminada com dioxina proveniente de uma fábrica no Estado de Schleswig-Holstein, que, por sua vez, parece ter recebido produtos tóxicos de um revendedor na Holanda. Hahne também não disse exatamente quantos produtos contaminados entraram na cadeia de alimentos.

? Atualmente, não somos capazes de estimar isso, seriam necessárias pelo menos algumas semanas para que os produtos dessas fazendas fossem testados para dioxina ? afirmou o ministro.

O porta-voz ponderou que não há suspeita de danos fundamentais, mas explicou que essa hipótese não pode ser descartada.

A dioxina é um subproduto da queima de produtos como a borracha em atividades industriais. Pode causar uma série de doenças e anomalias em seres humanos, inclusive câncer e aborto. Na última semana, foram encontrados níveis elevados de dioxina em ovos e carnes de frango, no Estado alemão de Rhine-Westphalia do Norte. As informações são da Dow Jones.