Uma massa de ar seco predomina sobre quase toda a região Sul neste início de segunda-feira, 4, inibindo a formação de nuvens carregadas de chuva na maior parte das áreas. Apenas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul chove na forma de pancadas isoladas, por causa da aproximação de instabilidades presentes na fronteira com a Argentina e Uruguai.
A massa de ar seco atua também sobre todo o Sudeste e quase todo o Centro-Oeste, mantendo o tempo firme nessas áreas. “A variação de nebulosidade ocorre apenas na capital paulista, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, mas sem registro de chuva”, diz a Somar Meteorologia. Além disso, o noroeste de Mato Grosso também registra pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios devido à instabilidades tropicais.
O tempo seco predomina também em grande parte da Bahia, com exceção da Região Metropolitana de Salvador, onde há bastante nebulosidade e chuva fraca em pontos bem isolados devido à frente fria. Bastante variação de nebulosidade ocorre também desde a faixa que se estende do litoral de Sergipe, litoral de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí, com eventual chuva fraca em pontos muito isolados.
Já no litoral do Maranhão, nas proximidades de São Luís, pancadas de chuva com trovoadas ocorrem devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na faixa que se estende desde o norte do Tocantins, metade norte do Pará, grande parte do Amazonas e extremo norte de Rondônia, instabilidades tropicais e também a atuação da ZCIT espalham pancadas de chuva com trovoadas pela região.