Com apoio de
Sul
Uma frente fria caminha pela região Sul e avança em direção ao estado do Paraná, assim a chuva continua em todo a região Sul do Brasil. O tempo fica fechado em todo o estado do Paraná, de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, com chuva a qualquer hora do dia e os maiores volumes de água devem ser registrados nessas regiões.
Leia também:
- Bayer anuncia novas vagas de emprego; veja como se inscrever
- Ajuda ao etanol: Economia vai elevar tributo e taxar importação de gasolina
Vale lembrar que essa instabilidade vem acompanhadas por muitas descargas elétricas e rajadas de vento de mais de 60 km/h, atenção no oeste do Paraná e de Santa Catarina, com ventos que chegam facilmente aos 80 km/h e acumulados de chuva elevados, com potencial para alagamentos.
Salienta-se que na metade sul gaúcha a instabilidade dura mais nos períodos da madrugada e da manhã. Com o tempo mais fechado, as temperaturas não sobem muito à tarde nos três estados, e a sensação de frio predomina, principalmente no Rio Grande do Sul.
Sudeste
A frente fria se aproxima do Sudeste e aumenta a nebulosidade na divisa entre São Paulo e o Paraná. Até pode chover nestas áreas, mas nada que traga volumes elevados.
No litoral sul de São Paulo as nuvens também aumentam. Todas as demais áreas do Sudeste têm uma terça-feira de tempo firme e com poucas nuvens.
Por causa da grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas bem baixas pela manhã e mais elevadas na parte da tarde, a umidade do ar fica baixa, especialmente no interior dos estados. A sensação de frio retorna logo após o pôr do sol.
Centro-Oeste
Uma nova frente fria volta a interferir no tempo neste terça-feira. No sul do MS são esperadas chuvas fortes com trovoadas e o acumulado em alguns pontos, pode chega a 40 mm. Já em Mato Grosso, chove de forma isolada na metade oeste.
Tanto em Goiás quanto em Brasília, não há previsão de chuva e as temperaturas continuam elevadas.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue provocando chuva forte na metade norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, assim como boa parte do Rio Grande do Norte, pegando as capitais dos quatro estados. Há risco para transtornos localizadas em todas essas regiões, como alagamentos e deslizamentos de terra. já entre a Paraíba e parte do litoral da Bahia a chuva é mais fraca e isolada.
No entanto, no interior da Região Nordestina, desde o sul Maranhão até o sul e oeste baiano, o tempo fica firme, seco e quente.
Norte
Na terça-feira a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuva forte no norte do Pará e em grande parte do Amapá. Há risco para transtornos localizados nessas regiões, incluindo as capitais Belém e Macapá.
Já no Amazonas a chuva perde força nesta terça-feira. No restante da Região, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas e isoladas.