Mercado e Cia

Previsão do tempo: chuva avança nesta semana e geada chega em seguida

Somar Meteorologia afirma que precipitações darão alívio mas não vão ficar; já geada pode atingir milho e hortaliças; veja onde!

A passagem de uma frente fria no Sul do país gerou chuva em alguns pontos do Rio Grande do Sul. Em Ijuí (RS), produtores rurais relataram precipitações de mais de 50 milímetros e em municípios próximos, cerca de 80 milímetros.

Apesar de essa chuva ser ótima ao estado, principalmente para as pastagens, ela não deve continuar. A Somar Meteorologia afirma que nesta quarta-feira, 6, a frente fria já avança por outras regiões, alcançando Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

“Vai provocar chuva, tem risco para queda de granizo e ventania, inclusive quando essa frente alcançar São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Goiás”, diz a meteorologista Desirée Brandt.

Para o milho, há previsão de chuvas que atingem a safra do Paraná, Mato Grosso do Sul e até Mato Grosso. Essas precipitações acontecem em áreas onde a umidade do solo está muito baixa. “A chuva pode ser forte em alguns momento mas ela não deve durar muito”, explica Brandt.

  • De 6 a 10 de maio

A previsão é de chuvas entre 15 a 20 milímetros entre o Rio Grande do Sul e Paraná. Já no Sudeste, a chuva deve ser mais costeira, atingindo a faixa leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Zona da Mata. No interior da região, as precipitações devem ser menores.

Já no Centro-Oeste, a chuva deve acontecer na parte oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, assim como no sudeste mato-grossense. “O que pode trazer alívio aos produtores mas conforme a frente fria avança, o acumulado de chuva vai perdendo força”.

No Norte, os maiores volumes ficam no norte do Pará e no Amapá, onde há expectativa de precipitações chegando a 100 milímetros.

Geada

Conforme a frente fria avança pelo país, uma massa de ar frio chega ao Sul nos próximos dias e alcança outras regiões, indo até o sul de Minas Gerais. “Não tem geada para lá mas no Sul do país, há previsão de queda das temperaturas. Há previsão de 3 ºC entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná”, diz a meteorologista.

Em São Mateus do Sul (PR), por exemplo, a temperatura mínima prevista para a quinta-feira, 7, é 2 °C. Em Pato Branco (PR) a expectativa é de 4 ºC, podendo ter geadas fracas em alguns pontos do milho e hortaliças.

Já no norte do Paraná e sul de Minas Gerais, as temperaturas ficam acima de 5 ºC, ou seja, sem risco para geadas nestas áreas produtoras de café.