Os embarques da soja em grão no porto de Paranaguá em abril dobraram em relação ao mesmo mês do ano passado, apontou a administração do porto. Foram registrados 2,240 milhões de toneladas, uma alta de 103% em relação ao mesmo mês de 2019.
Nos primeiros quatro meses do ano foram 5,8 milhões de toneladas, um aumento de 46%. Em nota, a divisão de silos do porto explicou que o resultado vem da grande safra e da região estar há dois meses sem chuva significativa, com um fluxo de embarque intenso.
De acordo com o diretor-presidente de administração dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o resultado positivo e excepcional começou já no mês de março. “Estamos registrando recorde acima de recorde. Em março, rompemos marcas históricas que duraram décadas e esse bom resultado se repetiu em abril, quando recebemos quase 58 mil caminhões no nosso páreo de triagem e houve também o crescimento de 20% na chegada de vagões, o que mostra que temos ativo capaz de absorver essa demanda sem entrar em colapso”, falou.
Sobre a prevenção da Covid-19 em seu corpo de funcionários, Garcia disse que foram contratadas duas equipes médicas para prestar serviço 24 horas por dia. “Hoje, todo caminhoneiro faz uma triagem médica e, qualquer alteração, ele é prontamente encaminhado para o atendimento médico. A outra equipe fica na faixa portuária, atendendo a equipe. Além disso, reforçamos as medidas de higienização”, disse.
Segundo Luiz Fernando, desde o início da pandemia, 180 mil atendimentos de verificação foram feitos no porto, seja com caminhoneiros ou funcionários.