A terça-feira, 12, começa com a passagem de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, no Rio Grande do Sul. Estes dois sistemas estão sendo responsáveis por espalhar pancadas de chuva com trovoadas no noroeste gaúcho, região central, depressão central, parte do norte do estado, serra gaúcha e região Metropolitana de Porto Alegre.
Pancadas de chuva com trovoadas devido a aproximação desse sistema de baixa pressão ocorrem também no sudoeste do Paraná, na metade oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. O tempo firme predomina
no restante do Paraná, em todo o estado de Santa Catarina (apesar de ter bastante nebulosidade no oeste catarinense), todo o Sudeste do Brasil, restante do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, todo o estado de Goiás e Distrito Federal.
O tempo firme predomina também no interior do Nordeste. Já na faixa que se estende desde o litoral da Bahia, em Salvador, incluindo o litoral de Sergipe, Alagoas e litoral de Pernambuco, pancadas de chuva fraca a moderada ocorrem devido aos ventos úmidos que sopram do oceano carregando umidade e devido a instabilidades em médios
níveis da atmosfera.
Já na faixa que se estende desde a Paraíba, incluindo o Rio Grande do Norte, Ceará e parte do Maranhão, há bastante nuvens no céu mas não chove. Chove de forma moderada, isolada e com trovoadas na região de São Luís, no Maranhão, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Na região Norte, tempo firme predomina no Tocantins. Na faixa que se estende desde o Amapá, noroeste do Pará, parte do Amazonas, Roraima e norte de Rondônia, pancadas de chuva com trovoadas ocorrem devido à ZCIT e aos calor e umidade.