Sul
A frente fria se afasta e a chuva perde força na maior parte da região. A precipitação deve persistir ao longo no Vale do Itajaí e no leste do Paraná, o que inclui Curitiba e o litoral, com chuva a qualquer momento do dia, mesmo que já sem grandes acumulados. No centro e no norte do Paraná, pancadas de chuva ainda podem ser registradas por conta de instabilidades em altos níveis da atmosfera, mas nessas áreas, a presença de nebulosidade já é menor.
Por outro lado, com a chegada de uma massa de ar seco, o tempo firme predomina em todo o Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. A novidade é que com o ar seco e frio, o potencial para geada volta a aumentar, ainda que de forma pontual.
Cidades gaúchas como Bagé, Santana do Livramento, Canela, Bento Gonçalves, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Lagoa Vermelha devem amanhecer com temperaturas abaixo dos 4 °C.
Outro destaque é a ventania em áreas costeiras, com rajadas acima de 70km/h entre o litoral norte gaúcho e o litoral do Paraná.
Sudeste
A frente fria avança e, junto com ela, a chuva se espalha por boa parte da região. Mesmo que em forma de pancadas, a chuva se espalha pelo Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e metade sul de Minas Gerais também. Atenção ao risco de temporais com raios, vendaval e até eventual queda de granizo em São Paulo, inclusive na capital. Além dos temporais, o volume de chuva pode ser expressivo desde o centro e norte paulista até o sul mineiro e capital do RJ.
As maiores rajadas de vento devem ser registradas no litoral sul paulista com ventos de até 70km/h, porém ventos de 60 km/h também podem ser registrados no Vale do Paraíba, no Rio e no sul de Minas.
Por outro lado, o tempo firme predomina entre o norte capixaba e a metade norte mineira ainda sob atuação de uma massa de ar seco.
- Temperatura no Sudeste devem ficar abaixo do normal até o dia 20
- Previsão do tempo alerta para risco de geada nesta sexta-feira; veja onde
Centro-Oeste
O tempo segue instável e tem previsão de chuva em boa parte da região. O dia já amanhece com chuva desde o norte de Mato Grosso do Sul até o centro de Mato Grosso. A chuva deve durar o dia todo com potencial para temporais e transtornos.
No centro-sul de Mato Grosso do Sul, o tempo firme volta a predominar. Ainda não chove nas capitais Goiânia e Brasília.
Nordeste
A chuva ainda se espalha por boa parte da região, especialmente por áreas mais próximas à costa devido à circulação dos ventos úmidos. Aliás, desde Salvador (BA) até São Luís (MA), a chuva pode ocorrer de forma significativa.
Em áreas centrais do Nordeste, o tempo firme ainda predomina.
Norte
A chuva ainda se espalha pela maior parte da região. A chuva mais volumosa deve ser registrada em Roraima, Amapá, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará. Volta a chover de forma expressiva também do Acre a Rondônia.