Tempo

Previsão do tempo: nova frente fria provoca chuva nesta sexta-feira

O sistema frontal se origina de uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre a Argentina. Precipitações atingem principalmente a região Sul e Mato Grosso do Sul

chuva previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira, 5. Foto: Agraer

Sul

A semana termina com mudanças bruscas no tempo. O intenso sistema de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina dá origem a uma nova frente fria, que tem a capacidade de intensificar os acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com acumulados que podem chegar aos três dígitos nas regiões central e oeste gaúchas. Não se descarta a chance para temporais, acompanhados por forte ventania e trovoadas. Atenção mais que redobrada para o risco de transtornos como alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

Na maior parte do Paraná e Santa Catarina, o céu fica encoberto e a chuva ocorre a qualquer hora do dia, com intensas rajadas de vento e expectativa para temporais – mas com menores acumulados se comparado ao Rio Grande do Sul.

Sudeste

A semana termina ainda com tempo nublado e chuva fraca/garoa a qualquer hora do dia no oeste, centro e leste de São Paulo. Segue chovendo também no Rio de Janeiro e Espírito Santo, de forma pontual e passageira, intercalada com períodos de melhoria.

O tempo firme prevalece de Minas Gerais ao norte de São Paulo, sem previsão de chuva.

Temperaturas seguem em declínio sobre todo o Sudeste, devido aos ventos mais frios que sopram de sul.

Centro-Oeste

O intenso sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina dá origem à uma nova frente fria, que provoca fortes vendavais em Mato Grosso do Sul e chuva na metade sul do estado. Apesar de não ser volumosa, a precipitação vem acompanhada por trovoadas, não se descartando o risco para temporais localizados. Segue chovendo também no norte e noroeste de Mato Grosso, enquanto nas demais áreas, sol e tempo firme predominam.

Nordeste

A semana termina com chuva significativa no Recôncavo Baiano e também de João Pessoa (PB) a Recife (PE), devido à combinação entre calor e umidade que vem do oceano.

Em grande parte do interior da região, a influência de uma massa de ar mais seco garante um dia com predomínio de sol e tempo firme, e a chuva fica restrita somente à áreas mais costeiras.

Norte

O dia começa com chance para nevoeiro em Rondônia, Acre e Amazonas, incluindo as três capitais.

Volta a chover sobre todo o estado de Rondônia, por conta da combinação entre calor e instabilidades que atuam em níveis mais altos da atmosfera. Chove também em grande parte da região, especialmente devido à combinação entre calor e umidade.

Tempo segue firme no sul e leste do Tocantins.