Em Goiás, a produtividade das lavouras de milho safrinha deverá ficar em 100 sacas do grão por hectare nesta temporada, conforme levantamento realizado pela Aprosoja-GO. Neste momento, grande parte das plantações está em fase final de maturação, e a colheita deve ter início a partir do dia 15 de junho.
No ciclo 2019/2020, cerca de 60% da safrinha foi semeada dentro da melhor janela de cultivo no estado, até o dia 20 de fevereiro. Em torno de 10% da segunda safra foi plantada entre os dias 20 e 28 de fevereiro e o restante, de 30%, cultivado no mês de março.
“No milho de fevereiro, teremos boa produtividade, chove bem, já o cereal de março sofreu mais com o déficit hídrico. Semana retrasada tivemos um pouco de chuvas, o que ajuda no peso do grão, embora não aumente a quantidade de grãos e nem consiga encher as pontas as espigas. Ainda assim, acreditamos que o estado deva entregar em torno de 100 sacas por hectare, em média”, explica o presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto.
Além disso, com a proximidade da colheita, a liderança ainda destaca que o avanço da Covid-19 no campo é uma preocupação dos produtores rurais neste momento. “Tem muito agricultor preocupado com o avanço do novo coronavírus, pois já há casos em algumas propriedades e isso pode comprometer os trabalhos de colheita”, reforça Barzotto.
Para debater os desafios da cadeia do grão no estado, o Projeto Mais Milho realiza live na próxima quinta-feira, 11. O moderador da transmissão ao vivo e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, recebe, além do presidente da Aprosoja-GO, o produtor rural Clodoaldo Calegari e o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e integrante da diretoria da Aprosoja-GO, Ênio Fernandes.
Você pode acompanhar e participar da live pelo site, Facebook, Instagram e YouTube do Canal Rural, a partir das 20 horas de Brasília.