O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, classificou o Plano Safra 2020/2021, anunciado nesta quarta-feira, 17, como bastante positivo e diz que atendeu as expectativas. “Trouxe um aumento nos recursos acima da inflação, os juros caíram e o seguro rural recebeu mais recursos para atender os produtores”, diz.
Barbieri destaca que a construção do Plano Safra é bastante democrática. As federações enviam suas considerações à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que as repassa ao governo. “Desde o ano passado, pedimos o aumento dos recursos do Pronamp. Somos o estado que mais capta dinheiro nessa linha, porque temos um perfil de propriedade média. E isso foi atendido”, afirma.
Segundo o vice-presidente da Faesc, o governo também vem demonstrando que percebeu que tem a ganhar ajudando a agricultura. “Está vendo que o setor banca o país na crise, que dá segurança alimentar e que exporta e traz divisas”, finaliza.