Café: após seguidas baixas, preços do arábica e conilon voltam a subir

Após registrarem quedas consecutivas por algumas semanas, os preços domésticos dos cafés arábica e conilon reagiram nos últimos dias, movimentando as negociações no spot nacional, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As cotações foram influenciadas especialmente pelo avanço do dólar frente ao real.

Para o arábica, de 16 a 23 de junho, o indicador Cepea/Esalq do tipo 6, posto na capital paulista, avançou 3,1%, finalizando a R$ 480,12 pela saca de 60 quilos nessa terça-feira. Quanto ao conilon, os preços subiram no início na semana, mas recuaram levemente a partir da quinta-feira, 19.

Na variação da semana, o indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 terminou estável, fechando a R$ 335,85 por saca nessa terça-feira, 23. Esse cenário atraiu uma parte dos produtores ao mercado, permitindo o fechamento de negócios para o arábica, tanto para cafés de melhor qualidade quanto inferiores, e para o conilon. A liquidez no físico só não foi maior porque muitos agentes consultados pelo Cepea estiveram voltados às entregas já programadas.