O dia 24 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação para comemorar o Dia Internacional do Leite, instituído com o objetivo de informar a importância do consumo de leite e seus derivados para a saúde. E para refletir sobre essa importante cadeia produtiva, vamos mostrar a realidade de uma propriedade na cidade de Araruna, no interior do Paraná, onde o pecuarista Josemar Bassani produz cerca de 75 mil litros de leite por mês e é um exemplo de gestão e planejamento no setor.
- Faesc quer setor do leite com a mesma estrutura de aves e suínos
- Leite: produtor investe em fazenda robotizada e recebe R$ 1,90 por litro
“Nós estamos com 82 animais em lactação, tendo cada um a média de 30 litros de leite por dia, onde é retirado o leite, posto no resfriador e, a cada dois dias, o caminhão passa recolhendo esse leite e levando para o laticínio”, disse o produtor.
Para garantir a produtividade, os trabalhos por lá começam bem cedo. A ordenha das vacas é feita duas vezes ao dia e a atividade dura aproximadamente duas horas. “Enquanto muitos ainda estão em seus lares, nós já estamos trabalhando aqui no sítio. Começamos às 5h, tocando as vacas para sala de ordenha para começar o retiro da parte da manhã. Lá fazemos a limpeza dos fenos, dos animais, para depois retirar o leite”, completou.
Em Santa Rita de Caldas (MG), Minas Gerais, o produtor Eilton Ferreira Silva possui 40 animais e produz 400 litros de leite por dia. Mas pretende aumentar a produção no futuro. “No final do ano estou querendo aumentar minha produção para 700 litros de leite. As novas instalações ficaram prontas há um mês e estou animado”, disse.
O trabalho na propriedade de Eilton também começa bem cedo, e às 5h ele já se prepara para ordenhar as vacas. O produtor afirma que mesmo com o serviço trabalhoso, gosta muito do que faz./ e ainda deixa um pedido aos brasileiros. “Queria que todos valorizassem mais o que a gente faz, porque é muita dedicação e, apesar das dificuldades, a gente acredita que dias melhores vão acontecer”