As temperaturas desabaram em parte da região Sul. No município de Quaraí (RS), por exemplo, a diferença nas mínimas de quinta e sexta chegou a 15 ºC, com os termômetros marcando apenas 0,5º C no último dia da semana.
De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, a onda de frio deve continuar atuando em território gaúcho nos próximos dias. A média das temperaturas mínimas será de 6 ºC.
Mas algumas cidades podem marcar ainda menos, como é o caso de Bagé (RS), que deve registrar 2 ºC. Chapecó (SC) deve registrar 3 ºC e Pato Branco (PR), 9 ºC.
- Onda de frio intenso chega em 5 de julho; veja como será o inverno
- Previsão do tempo: com ou sem La Niña, chuva diminuirá no Sul
“Atenção redobrada entre 5 e 7 de julho, quando teremos uma onda de frio mais intensa. Podemos ter temperaturas próximas de 3 ºC inclusive no norte do Paraná, então há chance de geada no café”, afirma Pryscilla.
Além disso, o fim de semana deve ser de tempo instável. Há chance de temporais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que pode paralisar momentaneamente os trabalhos de campo. “Palmas (PR), por exemplo, deve receber 100 milímetros até o fim de junho”, comenta.