A Somar Meteorologia indica que julho deve ter tempo mais seco para as lavouras dos Estados Unidos. De acordo com a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, o volume de chuva mensal durante o verão é de 90 milímetros a 150 milímetros. Porém, alguns estados que são importantes na produção agrícola, como Iowa, devem receber precipitações entre 50 milímetros e 75 milímetros.
- Previsão do tempo: frente fria aumenta quantidade de nuvens carregadas
- Maior raio do mundo é registrado no Rio Grande do Sul, com 709 km
Para os próximos dias, por exemplo, há expectativa de chuva de apenas 5 milímetros no corn belt – cinturão agrícola norte-americano. “No mês, grande parte dos estados produtores podem ficar com chuva abaixo da média, entre 20 milímetros a 40 milímetros acumulados”, diz.
Impactos na safra
Porém, mesmo com esse tempo mais seco, a tendência é que as lavouras dos Estados Unidos não sejam afetadas. Isso porque a safra foi instalada na janela correta, com bom desenvolvimento radicular as plantas, ou seja, das raízes.
“Esse sistema radicular capta água em níveis mais profundos do solo. Mesmo com a seca, isso faz com que a lavoura, em uma projeção mais adiante, não apresente grandes riscos”. De acordo com o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 71% das lavouras de soja estavam em boas ou excelentes condições e para o milho, 73%.