A retomada das atividades nas indústrias aumentou em 27% o volume de bovinos abatidos em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o que representa total de 436 mil cabeças.
De acordo com o superintendente da entidade, Daniel Latorraca, os dados de maio já trazem um cenário melhor do que os de abril, que foi um mês bastante complicado por conta da pandemia da Covid-19. “Afetou as operações das plantas frigoríficas, algumas entraram em férias coletivas”, lembra.
A situação mais positiva também se manteve em junho, segundo ele. “Agora, continuamos com todos os cuidados para manter essas operações e não ter nenhuma paralisação”, diz.
- Arroba do boi gordo continua subindo com oferta restrita, aponta Safras
- Boi: veja a tendência de preços no segundo semestre de 2020
Latorraca destaca que as altas registradas nos preços do boi gordo refletem o início da entressafra e a oferta restrita por conta das incertezas no primeiro tombo do confinamento. “Muitos animais não foram fechados [em confinamento] por conta do milho muito caro ou da falta de confiança do produtor, que não sabia para onde a arroba iria em meio a pandemia. Essa oferta de animais deve chegar só a partir da segunda quinzena de agosto”, diz.