Temperaturas caem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste com atuação de massa polar

A sexta-feira, 3, começa com predomínio de tempo firme em todo o Sul e Centro-Oeste do país devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas de chuva. Quanto ao Sudeste, o tempo firme predomina em todo o estado de São Paulo e metade oeste de Minas Gerais, com poucas nuvens no céu. Pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada são registradas no norte fluminense, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, devido à resquícios da frente fria que passou pela região.

Porém, o grande destaque desta madrugada foram as temperaturas no Centro-Sul do país, que encontram-se baixas por conta da massa de ar polar. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, algumas cidades registram temperaturas negativas às 3h da madrugada, pelo Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).

Quanto ao Nordeste, o tempo firme predomina em grande parte da Bahia, Sergipe, oeste de Alagoas, grande de Pernambuco, oeste da Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão, com poucas nuvens no céu. Pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ocorrem apenas em pontos isolados da faixa leste Bahia, de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte devido aos ventos úmidos que sopram do oceano.

Na região Norte, o tempo firme predomina em todo o estado do Tocantins, boa parte do Pará, Rondônia e Acre, com variação de nuvens no céu. Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e com trovoadas ocorrem desde a faixa que se estende do Amapá, incluindo o noroeste do Pará, boa parte do Amazonas e Roraima, devido a instabilidades tropicais.