A partir da próxima quinta-feira, 9, o tempo firma por completo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a chuva dá lugar ao frio. Uma nova massa de ar polar avança sobre os três estados do Sul e provoca forte queda de temperatura. A onda de frio prevista para esta semana deve ser menos intensa que a onda de frio da semana passada, sem previsão de geadas em grandes áreas.
- Novo ciclone traz chuva forte, ventania e queda de granizo
- Previsão do tempo indica chuva de 100 milímetros e ventos de 80 km/h
O frio será mais intenso apenas em áreas tradicionais, com temperaturas próximas de zero grau e com formação de geadas na Campanha Gaúcha e regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.
O pico do frio ocorre entre quinta e sexta-feira, 10, sendo que a partir do sábado, 11, a massa de ar polar se afasta para o Oceano Atlântico e as temperaturas voltam a se elevar.
Não há previsão de frio intenso com geadas para as lavouras
A onda de frio também atinge partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Porém, desta vez o frio deve ser menos intenso e não há risco de formação de geadas nessas áreas. Lavouras de milho de segunda safra do Paraná e de Mato Grosso do Sul devem ter chuvas entre segunda e quarta-feira. No oeste do Paraná as chuvas devem ser em maior volume, inclusive com rajadas de vento na terça-feira. Para a região de Cascavel estão previstos acumulados de chuvas de 20 a 30 milímetros.
O frio nas áreas de milho do Paraná e de Mato Grosso do Sul também deve ser menos intenso que o frio da semana passada, não havendo previsão de geadas amplas. Em Cascavel, o pico do frio deve ocorrer na quinta-feira, com temperaturas mínimas oscilando entre 4 e 6 °C.
Já para as regiões produtoras de café, cana-de-açúcar e laranja, a onda de frio desta semana deve apenas provocar queda de temperatura, mas não representa risco de formação de geadas. Para essas lavouras, a previsão é de uma semana seca, o que em geral favorece o processo de colheita.