O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na última segunda-feira, 6, dados sobre as condições das lavouras americanas de soja. Segundo a entidade, 71% das lavouras de soja do país estavam entre boas e excelentes condições, 24% em situação regular e 5% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os índices eram exatamente os mesmos.
O mercado esperava que o quadro de lavouras em boas condições fosse ficar em 70%, segundo informações divulgadas por agências internacionais.
Mas como está o clima, por lá?
Por enquanto, há uma previsão de clima seco e de temperaturas elevadas para o cinturão produtor dos Estados Unidos, podendo comprometer o desenvolvimento das lavouras e o potencial produtivo. Isso, inclusive, impulsionou o mercado e a Bolsa de Chicago fechou a segunda-feira com a maior alta em 4 meses.
“Agora é início de verão nos Estados Unidos e os próximos 5 dias mostram que de fato as temperaturas ficarão mais elevadas mesmo, algo normal para a época. O que preocupa é se em agosto não chove nada, por exemplo. Mas ainda é cedo para dizer. Por enquanto, esse tempo quente e seco não deve afetar muito a qualidade das lavouras”, diz a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.