Tempo

Previsão do tempo: quarta-feira com chuva em boa parte do Brasil

Além disso, de acordo com a Somar Meteorologia, uma nova massa de ar frio faz as temperaturas caírem no Sul, podendo provocar geadas

tempo, clima, nuvem, chuvas, previsão do tempo, temporais
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 15. Foto: Pixabay

Sul

O frio deve aumentar na região, especialmente no Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e sul do Paraná.

Nas primeiras horas do dia, não chove, pois ainda há a presença da área de alta pressão atmosférica, que traz uma massa de ar frio. Por conta dessa massa, há risco de geada em grande parte do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, na serra.

Porém, no fim do dia, áreas de instabilidade vindas do Paraguai favorecem o aumento nas temperaturas e haverá pancadas de chuva na metade sul do Paraná.

O mar segue agitado e o alerta de ressaca da Marinha ainda é vigente de Laguna (SC) até o Sudeste com ondas de 2,5 metros de altura.

Sudeste

Chove do sul de São Paulo ao Rio de Janeiro, chegando também ao Espírito Santo, e do sul ao leste de Minas Gerais.

No território paulista, a chuva vai desde Registro até o Vale do Paraíba, passando pelo litoral e região metropolitana de São Paulo. A precipitação ocorre mais pela madrugada e manhã de maneira muito fraca e com riscos de chuviscos no litoral paulista à noite.

No Rio de Janeiro, chove a qualquer momento, e com maior intensidade pela madrugada e manhã, mas sem raios ou volumes de chuva elevados. Situação parecida com a de áreas mineiras.

Atenção no Espírito Santo, pois a frente fria passa pela manhã e além de trazer uma chuva moderada, ao longo do dia, as rajadas de vento podem passar dos 50 km/h.

Por fim, as temperaturas caem ainda mais de Registro até o Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas.

Segue o alerta de ressaca da Marinha do Brasil, desde o litoral sul de São Paulo até Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro, com ondas de até três metros de altura.

Centro-Oeste

Ainda chove no sul de Mato Grosso do Sul, na forma de pancadas rápidas. Nas demais áreas, o tempo segue firme.

A madrugada deve ser mais fria nesta semana no sul de Mato Grosso do Sul, além de ter temperaturas ainda amenas à tarde.

Destaque mais uma vez para umidade do ar baixa e o calorão à tarde, em especial do norte de Mato Grosso do Sul ao norte de Goiás e de Mato Grosso, o que potencializa o risco para queimadas.

Nordeste

Os maiores acumulados ocorrem no norte do Maranhão, litoral do Piauí e Ceará, assim como de Natal (RN) a João Pessoa (PB). Há chance para alagamentos pontuais. Chove de forma mais fraca entre o litoral da Bahia até o leste de Pernambuco.

No restante da região, o tempo firme e seco continuam.

Norte

A chuva segue concentrada no norte da região, desde o Acre até Amapá e o norte do Pará. Os maiores volumes são esperados no noroeste do Amazonas e em Belém (PA).

Nas demais localidades, de Rondônia ao Tocantins, o tempo permanece estável e sem chuva, com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.