As exportações brasileiras de suco de laranja cresceram 17% em volume na safra 2019/2020, quando comparadas aos embarques da temporada anterior, apontam dados da Secretaria de Comércio (Exterior). Além disso, a receita aumentou 3%, chegando a aproximadamente US$ 1,751 bilhão.
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, destaca que a alta se dá em cima de uma “referência que não foi das melhores”. “No ano anterior, tivemos embarques abaixo de um milhão de toneladas. Voltamos para os mesmos níveis das safras anteriores, então é mais como uma volta à normalidade”, diz.
Segundo ele, os Estado Unidos demandaram menos no ciclo 2019/2020, principalmente por conta dos altos estoques e da boa produção da Flórida. “Houve um aumento muito grande no consumo do varejo americano, média de 20%, mas infelizmente as exportações brasileiras não conseguiram se beneficiar por causa disso”, afirma. A Europa, por outro lado, puxou os embarques.
Outro fator que limitou os avanço foi a queda na demanda do setor de food service, que representa quase 20% das compras.