Nesta semana, o jornal do Canal Rural Mercado & Companhia mostrou os segredos dos campeões do Desafio de Máxima Produtividade do Cesb. Nesta sexta-feira, 24, foi a vez do grande vencedor, Laércio Dalla Vechia que colheu 118,82 sacas por hectare, em uma área de sequeiro. Essa produtividade é mais do que o dobro da média nacional estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra, que ficou em 55,5 sacas por hectare.
De acordo com o sojicultor, o principal segredo está na troca de conhecimento e informações com outros produtores. “O principal insumo é aquele que não conseguimos comprar, ele é o conhecimento e troca de informação com nossos vizinhos, na troca de experiência com outros produtores e amigos. O meu manejo não tem segredo algum, são as coisas mais simples e feitas sempre com muito carinho, amor e dedicação na lida do campo’, afirmou ele.
- Soja: conheça os segredos do produtor que colheu 111,93 sacas por hectare
- Soja: teste de cultivares e tecnologia, os segredos para colher 118 sacas/ha
Além disso, Vechia diz que é importante dar atenção às novas tecnologias. “Toda e qualquer tecnologia deve ser testada na propriedade e bem avaliada. Mas quando a gente conversa com muitos outros produtores, sempre há algo de novo para ser compartilhado”, explica ele.
Produtividade e sustentabilidade
“A produtividade média em nossa propriedade ficou em 90 sacos por hectare. Quando começamos a participar da competição do Cesb, tiramos apenas um pequeno pedaço do nosso talhão e fazíamos teste para saber o que entrava ou não na lavoura. mas hoje, eu consigo com toda certeza que é possível sim produzir cada vez mais mas com sustentabilidade. Mas, o mais importante do quer ser campeão de produtividade é ter uma lavoura sustentável. Afinal, o solo que eu uso hoje vai ficar de herança para os meus filhos e netos”, acrescentou ele.