Tempo

Previsão do tempo: veja onde pode ter chuva nas próximas 48 horas

Nesta quinta-feira, municípios na Serra Catarinense registraram até -7 ºC; confira as condições para todo o Brasil

Nesta quinta-feira, 30, a chuva começa a diminuir na região Sul, mas a chuva ainda ocorre entre o norte de Santa Catarina e leste do Paraná. Os maiores acumulados, porém, são esperados no leste paranaense. Enquanto isso, as demais áreas do Sul têm sol predominando, com temperaturas ainda baixas na manhã desta quinta.

Urubici, na Serra Catarinense registrou -5 °C; Urupema, -6 °C; e Bom Jardim da Serra -7 °C. Há inclusive a formação de geada no Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense. No extremo oeste do Paraná, a temperatura chegou a 2 °C, mas não afetou as áreas de milho de forma significativa. O município de Quaraí registrou -1 °C. Nesta sexta-feira, 31, ainda há expectativa de geadas no Sul, com baixas temperaturas.

Na região Sudeste, ainda é esperada bastante chuva para o litoral paulista e fluminense. A frente fria que avançou pela costa da região fica estacionada entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Santos (SP) recebeu 90 milímetros acumulados nas últimas 24 horas, praticamente toda a chuva do mês. As pancadas vão continuar no litoral pelo menos até esta sexta. Ainda há expectativas de dificuldades no trabalho de embarque de grãos no porto. Chove também no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O tempo fica firme nas demais áreas do Sudeste.

O Centro-Oeste segue com tempo firme, com sol e calor predominando e baixos índices de umidade relativa do ar, o que potencializa a ocorrência de queimadas na região.

No Nordeste, tempo seco permanece no interior e ainda chove na faixa leste da região, por conta dos ventos que sopram do mar e transportam umidade para as áreas costeiras. Chove também no norte do Maranhão e nordeste do Pará, assim como no Amapá.

Nas demais áreas do Norte, a quinta-feira é de sol e calor. A Marinha do Brasil alerta para ressaca marítima na manhã da quinta-feira, desde Aracaju (SE) até Touros (RN), com ondas de até 2,5 metros. A partir da noite da quinta-feira, há aviso de ressaca de Santos (SP) até Linhares (ES), também com ondas de até 2,5 metros.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira, o sol predomina em grande parte do Sul do país. Já no leste do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina há condição para chuva. Nessas áreas, o tempo fica mais fechado durante o dia, por conta da circulação dos ventos que favorecem o transporte de umidade. As temperaturas ficam mais baixas no início do dia, com leve sensação de calor no período da tarde. À noite, uma frente fria no sul do continente favorece o retorno da chuva ao oeste e sul gaúchos, mas na forma de pancadas isoladas.

Na região Sudeste ainda há condição para chuva no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. Porém, o que favorece a ocorrência de chuva é também a circulação de ventos, e não mais a frente fria. O alerta de ressaca do mar emitido pela Marinha Brasileira, com ondas de até 2,5 metros, ainda é válido de Santos a Linhares.

No Centro-Oeste, não há mudanças no tempo. A sexta-feira é de sol, calor e umidade do ar abaixo de 30%, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e Mato Grosso.

A região Norte tem chuva restrita ao Amapá e ao norte do Pará e de Roraima. Ventos que sopram do mar também favorecem a ocorrência de chuva no leste do Nordeste, mas sem altos acumulados. Enquanto isso, o interior nordestino ainda registra tempo seco, sem condição para o retorno de chuva nos próximos dias.