Boi

Retirada da vacina contra aftosa: ‘RS já cumpriu 77% das recomendações’

Estado recebeu uma auditoria do Ministério da Agricultura nesta semana, para verificar se as medidas apontadas pela pasta anteriormente tinham sido tomadas

O Rio Grande do Sul continua na busca pelo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Esta semana, o estado recebeu uma auditoria do Ministério da Agricultura, visando verificar se as recomendações feitas pela pasta anteriormente haviam sido atingidas.

De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande Do Sul, Helena Rugeri, o conclusão é de que o estado conseguiu atender 77% das 18 apontamentos. Ela destaca que se trata de um feito inédito, já que o plano da Secretaria da Agricultura do estado foi feito em maio.

Alguns pontos que ficaram faltando, como a capacitação dos pecuaristas, enfrentam dificuldades por conta da pandemia de Covid-19. “Mas as capacitações ainda não foram concluídas, mas estão acontecendo de forma virtual. O estado teve que fazer adaptações”, salienta.

Além do parecer do Ministério da Agricultura, o Rio Grande do Sul ainda aguardará uma posição da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) para ser reconhecido mundialmente com livre de aftosa sem vacinação.