Uma forte tempestade deixou rastros de destruição em cidades agrícolas dos Estados Unidos desde a última segunda-feira, 10. De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno chamado de ‘Derecho’ é uma linha de instabilidade associada a frente fria que avançou pelo Meio-Oeste do país norte-americano, gerando ventos fortes e destruindo lavouras e acamando plantações de milho.
Em Iowa, um dos estados mais afetados, o cenário final foi devastador. Produtores relataram perdas de silos, plantações prontas para a colheita e galpões de armazenagens totalmente devastados.
2020 the gift that keeps on giving. pic.twitter.com/7gHIQ9Nkw4
— Andy Riley (@Oldean69) August 10, 2020
Great news guys! Boss Man said he’s gonna let me drive the combine this year!!! pic.twitter.com/3C7J1HIzHB
— Grain Cart Guy (@graincartguy) August 11, 2020
Scranton Iowa pic.twitter.com/298IXFlSJS
— David Hollander (@DavidHollander1) August 11, 2020
No twitter, o produtor de milho Jim Smith lamentou as perdas em sua propriedade. “Todos os meus oito campos de milho parecem tão planos e uma boa parte quebrou”, disse ele.
This is from around in Greene County, Iowa just NW of Perry
Jim Smith the corn was suffering from the drought. Then we got a little rain last week. And now this. All eight of my corn fields look this flat and quite a bit of it snapped not just leaning. 1/2 pic.twitter.com/hFOTn1AZ7a
— Jim Smith, Ph.D. (@JimSmith87) August 11, 2020
Em comunicado oficial, o secretário de Agricultura de Iowa, Mike Naig também lamentou as perdas no campo. “Muitos fazendeiros e agroindústrias sofreram danos às plantações, silos de grãos e prédios com fortes tempestades que se espalharam pelo estado. Meus pensamentos estão com todos os que foram afetados”, disse o secretário Naig.
De acordo com o secretário, as perdas que ocorrem em momento de pré colheita, podem gerar ainda mais dificuldades entre os agricultores, principalmente em relação aos espaços de armazenagens de grãos nas fazendas locais. “Ainda não sabemos o quanto a safra de milho em Iowa foi danificada. Ainda é cedo para estimar um valor exato dos danos e a todo o setor agrícola do estado”, afirmou ele.