Notícias - Soja Brasil

Live Soja Brasil desvendará qual o melhor arranjo de plantas para altas produtividades

Plantio cruzado, fileiras duplas, agrupamento são alguns do métodos que serão abordados, no bate papo marcado para começar as 20h. Confira quem irá participar!

Dando sequência à lives do Soja Brasil que acontecem todas as quintas-feiras, o tema desta semana já gerou muitos debates entre produtores e até mesmo com pesquisadores: Será que vale testar outros arranjos de plantas nas lavouras de soja? A Embrapa já testou vários deles, plantio cruzado, agrupamento de plantas, uso de mais sementes, fileiras duplas e redução do espaçamento e vai debater os resultados durante a live desta quinta-feira, 20, a partir das 20h, junto com outros dois produtores que também já fizeram essas mudanças.

As lives estão marcadas para todas as quintas-feira, a partir das 20h e terão transmissão AO VIVO pelo Facebook, Instagram, Youtube e site do Canal Rural. E você pode participar enviando suas perguntas nos comentários da transmissão do Facebook ou do Instagram, no dia do evento!

O pesquisador da Embrapa, Alvadi Balbinot, foi o responsável por liderar estudos com todas estas técnicas de arranjos diferentes e garante, inicialmente, que isso faz parte de um pacote de manejo corretos para alcançar boas produtividades.

“Assim como o pacote tecnológico, os métodos de manejo são importantes em suas totalidades, ou seja, o produtor que quiser altas produtividades terá que escolher boas tecnologias e fazer uso de todas as técnicas de manejo já testadas e indicadas para a soja. Não é só a escolha de um arranjo diferente que trará resultados diferentes, é o conjunto do manejo”, afirma Balbinot, que estará presente na live desta quinta.

Segundo ele, todos os arranjos foram testados em diferentes estados e regiões, sob condições diferentes, mas ainda assim, é importante os produtores fazerem testes em suas áreas também.

“O produtor pode separar um pequeno espaço e fazer seus testes, isso é muito válido. Mas de fato a Embrapa buscou tirar todas as dúvidas quanto a estes arranjos para mostrar qual o melhor resultado para o agricultor”, diz o pesquisador.

Os dois produtores que participarão com Balbinot e o editor do Projeto Soja Brasil, Daniel Popov, já fizeram esse e outros testes em suas fazendas e trarão suas perspectivas de campo para a live. Um dele é o já bastante conhecido Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha, no Paraná, campeão nacional do concurso Cesb de produtividade da soja.

É importante o produtor entender como a sua área funciona e fazer testes. Isso traz perspectivas diferentes e cuidados necessários muitas vezes não percebidos”. De qualquer maneira esse é mais uma ferramenta dentro de todo o conjunto de manejo existe”, completa.

O outro produtor é de Mato Grosso e atua também como representante da Aprosoja no estado: Lucas Beber também é adepto de testes na propriedade.

“Já testei essa e outras técnicas nas lavouras, como meio de aplicação de produtos, tipos de fertilizantes e outras coisas. Mas até hoje percebi que as coisas mais básicas sempre tem ótimos resultados. Nem por isso deixarei de testar, pois assim consigo adaptar minha área as técnicas já conhecidas”, afirma Beber.

Quer saber qual técnica a Embrapa aprovou e os produtores testaram, então não perca a live nesta quinta-feira, 20, ao vivo em todas as redes sociais do Canal Rural e no site do Projeto Soja Brasil.

Veja aqui mais notícias sobre soja