Rural Notícias

Alexandre Garcia: Bancos deveriam participar mais ativamente no financiamento do agro sustentável

O comentarista concordou com a ministra da Agricultura, que cobrou juros perto de zero por parte dos bancos para fomentar o desenvolvimento sustentável

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou nesta quarta-feira, 19, de uma live com representantes do Banco Itaú BBA. Para ela, o papel dos bancos privados é fundamental para incentivar a produção sustentável no país. “Temos que dar algum bônus. Quem está produzindo dentro das leis ambientais teria que ter financiamento de quase zero de juro”, disse, colocando a pasta à disposição para criar um programa nesse sentido.

Para a ministra, é preciso dar respaldo para que os produtores que estão na Amazônia tenham alguma vantagem para poder produzir de maneira sustentável. “À medida que se eles crescerem nesses sistemas sustentáveis, tem que ter uma premiação”, afirmou.

Para o comentarista Alexandre Garcia, essa sugestão da ministra é correta e muito acertada. “A ministra acaba de lembrar que os banqueiros poderiam, sim, participar disso, fazendo uma linha de crédito com juros baixíssimos e participando mais da atividade econômica brasileira. Afinal, a economia crescendo, os bancos crescem também. É uma boa ideia, os bancos poderiam pensar nisso e lembrar que isso  fortaleceria a imagem deles na Europa e nos EUA, como empresas que participam e estimulam atividades de respeito ao meio ambiente, cedendo a sua parte”, disse.