Citros: apesar da queda na semana, preços da tahiti seguem elevados

As cotações da lima ácida tahiti seguem em altos patamares, apesar da leve retração nos últimos dias, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a média de comercialização da fruta foi de R$ 92,41 de caixa de 27 quilos, colhida, leve queda de 0,6% em relação ao período anterior.

A oferta de lima ácida tahiti está reduzida e deve crescer somente a partir de meados de setembro – os frutos nas árvores ainda não estão no tamanho e estágio de maturação ideais para colheita, tendo em vista o clima seco nos últimos meses. O cenário para a laranja ainda é de oferta controlada no mercado in natura, devido ao bom ritmo de moagem nas grandes indústrias paulistas.

A demanda, por sua vez, esteve mais aquecida para a laranja valência (que teve colheita intensificada nesta semana) e a tangor murcote. Assim, na parcial da semana, a laranja pera tem média de R$ 30,35 por caixa de 40,8 quilos, na árvore, aumento de 0,8% frente à anterior.